O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inaugura esta manhã a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Os leitos são para adultos e foram contratados à Casa de Saúde e Maternidade Santa Rosa, unidade particular de Palmares.
Os novos leitos fazem parte de um projeto da SES de ampliação e descentralização do tratamento de terapia intensiva no Sistema Único de Saúde. Por cada dia de assistência de um paciente do SUS no leito, o Estado repassará R$ 1 mil ao hospital. A cada mês, isso representa um investimento de R$ 300 mil.
Nos últimos dias, foram abertos leitos nos hospitais Nossa Senhora do Ó (10), em Paulista; Hospital Alfa (10), em Boa Viagem, e Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10). Ainda este mês, a SES inaugura outros 17 leitos de UTI no Estado, incluindo sete vagas para recém-nascidos no Hospital Maria Lucinda e outros 10 para adultos no Hospital São Salvador, em Olinda.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até final de novembro deste ano, outros 20 leitos de UTI passam a atender a população da Mata Sul, com a inauguração da segunda etapa do Hospital Regional Sílvio Magalhães, que foi destruído pelas chuvas e reconstruído em área livre de enchentes. Atualmente, o SUS em Pernambuco conta com 785 leitos de terapia intensiva. Em 2007, eram 228.