Hospitais públicos regionais e conveniados ao SUS no interior de Pernambuco vão ganhar 80 leitos de terapia intensiva. A descentralização da oferta de UTI, um dos gargalos no Estado, começará este mês: será instalado serviço com capacidade para 10 pacientes na Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro, no Agreste. Outras seis UTIs serão abertas até dezembro, em cidades da Mata, Agreste e Sertão. A medida faz parte de um pacote anunciado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, que prevê 158 novas vagas para o tratamento, 48 delas na Região Metropolitana e outras 30 a serem compradas para recém-nascidos na rede privada, na mesma região.
A parte fácil é montar a estrutura. O mais difícil é preencher os quadros de recursos humanos, afirmou o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, que estabeleceu uma abertura gradativa das unidades, de julho a dezembro, para possibilitar o reforço de equipes médica e enfermagem nas regiões contempladas. No pacote, estão 28 leitos do Hospital Pelópidas da Silveira, no Curado, a ser aberto em outubro, e outros 20 do Imip, na capital.
Além de Limoeiro, haverá UTI em Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Ouricuri. A interiorização é o grande diferencial desse plano de expansão de serviços, afirma o secretário. Por enquanto, o SUS só oferece, no Estado, UTIs na capital, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Garanhuns e Serra Talhada.
O investimento será de R$ 12 milhões em obras. A cada mês, os serviços custarão R$ 3,8 milhões aos cofres estaduais. Por mês, as novas UTIs devem atender 711 pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde convocará o saldo de médicos intensivistas do último concurso, de 2009, e também realizará seleções simplificadas. A expectativa é que as novas UTIs gerem mil postos de trabalho.
O SUS, no Estado, tem 729 leitos de UTI. Até 2007 era um total de 228 leitos de UTI. Atualmente, esse número é de 729 (220% de aumento). O projeto de interiorização da assistência especializada prevê ainda para este mês o início das obras das Upas de Especialidades em Caruaru, Garanhuns e Petrolina.
Fonte: Jornal do Commercio