A mudança de 218 sulanqueiros do Pátio da Sulanca para o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, bairro Modelo, em Palmares, está provocando um grande conflito, entre a Prefeitura daquele município, na Zona da Mata Sul, e os próprios sulanqueiros.
De maneira autoritária, o prefeito Beto da Usina(foto), do PDT, através de um ofício enviado à Associação de Sulanqueiros de Palmares determinou a desocupação do Pátio da Sulanca até amanhã.
A alegação do prefeito é a construção de um mercado modelo para abrigar os comerciantes, que não aceitam, por se tratar de um modelo ultrapassado, que não vai abrigar todos os sulanqueiros associados à entidade. Dos 218 pequenos comerciantes ali instalados somente 150 serão atendidos pelo projeto da Prefeitura, ficando de fora 68 comerciantes.
De acordo com a presidente da Associação dos Sulanqueiros, Maria José Cirilo, este fato já foi denunciado ao Ministério Público. No ofício enviado ao órgão, à entidade solicita um ajustamento de conduta entre as partes através da realização de uma audiência pública no sentido de resolver o conflito. O Ministério Público até agora não se pronunciou sobre o assunto.
Hoje, às 9 horas, no Pátio da Sulanca, haverá assembléia geral dos associados, que estão revoltados e apavorados com o ultimato dado pelo prefeito, o qual não está aberto ao diálogo. O clima é de tensão na cidade, especialmente entre os sulanqueiros que comercializam há mais de 17 anos na área produtos como, brinquedos, eletro eletrônicos, calçados, confecções, entre outros.
O advogado e pré-candidato à Prefeitura de Palmares, Zé Otávio, afirma, que esta situação é resultado da insensibilidade do atual prefeito em relação ao trabalho honesto dos sulanqueiros que precisam vender seus produtos em acomodações dignas para sobreviverem. Faltou ao prefeito dialogar, com espírito democrático, para não criar esta situação insustentável e de terror contra esses trabalhadores", afirmou.
Fonte: Blog Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.