O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) selecionou a empresa IBI Engenharia Consultiva Ltda para elaborar os projetos básicos das barragens de Igarapeba, localizada na bacia hidrográfica do Rio Una, no município de São Benedito do Sul, e da barragem de Barra de Guabiraba e do Canal de Desvio, ambos localizados na bacia do Rio Sirinhaém, no município de Barra de Guabiraba. No mês passado, o Itep já havia fechado com a empresa Techne Engenheiros Consultores Ltda para elaborar o projeto básico da barragem de Serro Azul, em Palmares. As três obras fazem parte do sistema de prevenção de enchentes que o Governo do Estado quer concluir até o fim de 2013.
As empresas IBI e Techne terão quatro meses para realizar os estudos hidrológicos, topográficos, geotécnicos e geofísicos, assim como desenhos do projeto básico da barragem e especificações técnicas para a construção do empreendimento.
Enquanto os projetos e as obras das barragens não forem concluídos, o Governo do Estado vem fazendo o cadastramento dos moradores das áreas que serão alagadas pelos reservatórios. No total, serão cinco novas barragens.
Na próxima segunda-feira, a população que será atingida pela construção da barragem de Serro Azul participa de uma reunião no Engenho Verde, em Palmares, com os representantes do grupo de trabalho da Zona da Mata Sul.
Também estão previstas reuniões em Catende, Lagoa dos Gatos e Cupira. Os três municípios têm comunidades que serão alagadas pelos reservatórios das novas barragens.
Através das reuniões com a população e autoridades locais, há o pré-agendamento das visitas às propriedades rurais e urbanas. A equipe só vai até o local a ser cadastrado se o proprietário estiver presente. Isso tem contribuído bastante para agilizar o processo, afirmou o engenheiro cartógrafo Aramis Leite, da Unidade de Geoinformação do Itep, que coordena o cadastramento.
O sistema de prevenção de enchentes do Governo do Estado foi anunciado no dia 5 de maio pelo secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco de Almeida. As obras ocorrerão nos municípios de Cupira (Panelas2), Lagoa dos Gatos (Gatos), Palmares (Serro Azul), São Benedito do Sul (Igarapeba) e Barra de Guabiraba (Guabiraba).
O ritmo normal da construção de uma barragem é de dois anos apenas para se fazer o estudo técnico. Conseguiremos terminar essa fase em seis meses, frisou o secretário, no mês passado.
A expectativa é que as duas primeiras barragens sejam concluídas até o inverno do ano que vem. A maior e mais importante delas será erguida em Palmares para conter o Rio Una, responsável pelos maiores estragos na Mata Sul pernambucana. A barragem Serro Azul poderá acumular 380 milhões de metros cúbicos de água e vai custar R$ 480 milhões.
Fonte: Jornal do Commercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.